quinta-feira, 13 de junho de 2013

CRIATURAS 02 - Thunderbird, o Pássaro-Trovão

Cordiais uivos leitores! Dando sequência a uma das categorias que eu mais gosto de pesquisar e postar para vocês! Sim Criaturas, é bem interessante pesquisar sobre seres mitológicos, mais que sempre ouvem e ainda se tem relatos de aparições. Será que tudo isso seria apenas uma enorme coincidência? Eu acho que não! E a segunda criatura que venho trazer para vocês é o incrível ThunderBird, ou o Pássaro Trovão!


Acho que você vai se lembrar do Pokémon Zapdos, não é mesmo? Pois bem, o pássaro trovão não solta raios, mas pode até ter servido de inspiração para a criação do Pokémon. As primeiras histórias de "pássaro-trovão" são de 1890, na cidade de Tombstone, Arizona, e incluem uma fotografia do animal, que tinha uma envergadura de asas de 11 metros. Já os relatos dos últimos 20 anos, vêm da região da Floresta Negra, na Pensilvânia.

Infelizmente ainda não existe uma obra histórica abrangente e o material publicado é pequeno. Mas os relatos das aparições dos pássaros-trovão , por vezes chamados de abutres ou águias gigantes, são um fenômeno nacional, e as descrições são na maioria as vezes iguais.


Hall, a maior autoridade no assunto, propõe uma descrição genérica baseada no testemunho ocular: "O pássaro é distinguido por seu tamanho e sua capacidade de alçar vôo, que supera os de qualquer outro conhecido e ainda vive em qualquer lugar do Planeta. As estimativas da envergadura das asas são necessariamente adivinhações. Mas alguns observadores tiveram a vantagem de ver um objeto mensurável que pudessem usar como referência, ou então de ver o pássaro em repouso. O resultado informa dimensões de 4,5 a 6 metros. O pássaro em repouso ou no chão parece ter 1,20 a 2,40 metros de altura. A cor típica dos pássaros é escura: marrom, cinza ou preto."

Totem do ThunderBird
O Thunderbird além de várias testemunhas afirmarem ter realmente visto pássaro, ele também é uma criatura mitológica, sua história vem dos Índios da América do Norte, ou seja a muito tempo atrás já se tinha uma noção desta criatura.

Contam os índios que existia um pássaro que quando batia suas enormes asas causava trovões e tumultuava o vento, causando tempestades. Seria uma ave muito poderosa e inteligente.

Alguns acreditavam que os Thunderbirds poderiam se transformar em humanos, quase que permanentemente, e até se casar com índias. Só voltariam a sua forma de Thunderbird se fosse necessário vingança contra algum agressor.

O Thunderbird é uma criatura que já esteve fortemente presente em lendas urbanas estadunidenses.

Jornais, do final do século XIX e da primeira metade do século XX, até chegaram a exibir relatados de supostos encontros humanos com supostos Thunderbirs. Um relato famoso conta que um grande pássaro teria sido abatido por dois valentes vaqueiros.

Ilustração inspirada em uma suposta foto existente do Thunderbird.
E muitos já foram os relatos de quem jura que avistou uma imensa ave, voando pelas montanhas. Alguns pesquisadores até relatam a existência de uma foto do século XIX que comprovaria definitivamente a existência de uma gigante ave.


E ai o que achou da postagem? Gostou de conhecer o incrível Pássaro Trovão? Então deixe seu comentário e quem sabe uma criatura que você quer muito ver por aqui! Eu posso fazer uma pesquisa e traze-lo ao blog. Até a próxima lupinos e não esqueçam da Super Lua, um fenômeno único que você não pode perder! Até a próxima companheiros!

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Já conhecia a lenda e é incrível como ela chegou até aos dias de hoje e qual será realmente a veracidade dela! O animal é realmente assustador.
    Esses dias também li um outro texto a lenda Thunderbird aqui:
    http://demonstre.com/thunderbird-o-passaro-do-trovao/
    Abraços e até ao próximo post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...