terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A triste espera de Hachiko

Fala galera! Hoje trarei para vocês a história de um cãozinho que ganhou minha admiração, muito emocionante e tocante deixo com vocês a história de Hachiko.

Hidesaburo Ueno foi um professor de faculdade no Japão, mas não foi sua habilidade em ensinar que lhe deixou famoso, e sim seu cachorro, que foi protagonista de uma das mais emocionantes e comoventes histórias de todos os tempos.

hachiko 6 Hachiko  The True Story of a Loyal DogEm 1923, nascia Hachiko, um cachorro da raça akita, que em pouco tempo foi adotado por Ueno, que era um grande amante de animais. O nome do cão se refere ao fato de que ele era o cachorro oito no lixo - o que significa hachi oito, e ko significado duque. Assim os dois tornaram-se uma dupla inseparável, tanto que todos os dias o cachorro acompanhava seu dono até a estação de Shibuya e no final da tarde, o cão voltava para pegar seu dono e retornar a casa.

Durante mais de um ano eles fizeram isso juntos todos os dias, tanto que o cachorro começou a fazer amizade com algumas das pessoas que também pegavam o trem ali diariamente. Mas apenas um pouco mais de um ano e três meses depois, Hachiko acompanhou seu dono como sempre, mas quando voltou a tarde ele não apareceu.




Infelizmente Hidesaburo Ueno havia morrido no trabalho, por causa de um derrame. A noite veio e o cachorro continuou lá esperando seu mestre, mas nada dele aparecer. Quando retornou para casa, o cachorro quebrou a porta e entrou na sala onde o seu dono era velado e ficou ao lado do corpo até o último minuto.


Depois do enterro, Hachiko foi levado por um parente do falecido, mas o cão fugiu diversas vezes, sempre indo a antiga casa de seu dono e no fim da tarde a estação, na esperança que Ueno voltasse.

Como isso acontecia muitas vezes, o cachorro foi dado para o antigo jardineiro de Ueno, que morava mais perto da antiga casa de Hachiko. Porém mesmo assim o cachorro fugia todos os dias, ia até a estação do trem e ficava lá, na chuva e no sol, esperando seu dono e só indo embora quando a fome era grande.

Como todos os dias ele fazia isso, as pessoas que iam à estação começaram a notar o cachorro e alguns mais curiosos descobriram a historia dele, em pouco tempo centenas de pessoas souberam de tudo e Hachiko começou ser cuidado e alimentado pelos usuários do trem.


Contam que ele ficava deitado bem na porta da estação, com as orelhas baixas e o olhar triste todos os dias e quando ouvia o barulho do trem se erguia esperançoso, olhando para todos que hachiko-stuffedpassavam, mas logo vinha à tristeza de novo e ele deitava, esperando o próximo trem e torcendo pela chegada de seu dono. Isso aconteceu todos os dias, durante onze anos em que o cachorro viveu sem seu dono.

Mas antes do seu final, o cachorro se tornou uma estrela com todos os jornais e canais de TV contando sua história. Assim ele se tornou um exemplo de lealdade no Japão inteiro, mostrando que o amor do animal com seu dono é incondicional.

Infelizmente em março de 34, o cachorro faleceu em uma rua lateral a estação, no lugar onde sempre dormia para no outro dia esperar seu dono que nunca voltou.

A triste história correu o país e ainda naquele ano, Tern Ando fez uma estátua em bronze do cachorro, que foi colocada na frente da bilheteira na estação onde ele ficou onze anos esperando por seu dono.


A estátua original infelizmente não existe mais, pois foi derretida durante Segunda Guerra, mas anos depois filho do escultor que fez a primeira, Takeshi Ando, recriou a obra do seu pai e novamente a homenagem a Hachiko foi colocada na estação. Até hoje ela está lá, sendo um dos pontos turísticos mais famosos da região e local de encontro de amigos que moram na cidade de Tóquio.

Anualmente na estação existe uma festa para relembrar a lealdade do cachorro, algo que os japoneses admiram demais. Além disso, a História de Hachiko foi contada em diversos lugares, mas ganhou bastante destaque no filme estrelado por Richard Gere, chamado Sempre ao Seu Lado.

http://www.akitadog.net/wp-content/uploads/Akita-Hachiko.jpg


Enfim, essa é a história de Hachiko, o mais leal dos cachorros, um símbolo do grande amor que existe entre humanos e seus animais! E uma prova de amor imensurável, onde podemos ver que os animais também tem sentimentos, e que são os mais puros. Essa foi uma história que me emocionou só de ler, ainda não tive a oportunidade de assistir o filme mais com certeza eu irei assistir!

Fontes: akitadog / minilua

3 comentários:

  1. Alex, ótimo post, vc acredita que eu ia postar sobre isso hoje... kkkk Adorei a criação, continue assim e ótimo texto..

    ResponderExcluir
  2. Eu chorei com o filme.
    Agora com o post tbm :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...