quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Faoladh, o lobisomem irlandês


Cordiais uivos leitores, no post de hoje vamos fazer uma grande viagem que nos vai fazer ir a terras bem longes das quais não estamos acostumados a explorar. Talvez muitos segredos sobre os lobisomens se escondam por essas terras, além de contos maravilhosos e muitas lendas. Está preparado? Então vamos para a Irlanda!

No folclore irlandês antigo, o lobisomem é conhecido como faoladh ou conroicht. O faoladh (lobisomem irlandês) é semelhante ao lobisomem com quem vocês estão familiarizados - é um homem ou mulher que se transforma em um lobo. Ao contrário das lendas de lobisomens da América do Norte no entanto, a faoladh é considerada uma criatura de bem - de fato, ela é conhecida como "protetora" e/ou como "guardiã".

Hoje os lobos não estão mais lá, mas a Irlanda já foi um reduto de lobos. Na verdade, ela foi chamada às vezes de "Wolfland". No entanto, embora eles foram aniquilados em 1786, nem todos os contos envolvendo lobos irlandeses eram aterrorizantes. Na verdade, São Albeus foi, segundo a lenda, amamentado por uma loba depois de ser abandonado. Porém, como é de se esperar com qualquer país com um predador abundante, histórias foram contadas deles... Neste caso, histórias de lobisomem.

Bispo e pregador, um dos santos cuja vida foi tecida em mitos e lendas da Irlanda. Ele era um discípulo conhecido de São Patrício, e é chamado de Albeus em alguns registros. O que se sabe sobre Albeus é que ele era um missionário na Irlanda, talvez patrocinado pelo Rei Aengus de Munster. Ele também foi o primeiro bispo de Emily em Munster na Irlanda. Lendas e tradições abundam sobre sua vida. Uma afirma que ele foi deixado na floresta como uma criança e amamentados por uma loba. Esta lenda é dita em parte por uma vida mais antiga do Albeus. Uma velha loba veio a Albeus para se proteger contra um grupo de caça, descansando a cabeça sobre o seu peito. Supõe-se que ele tenha sido batizado por um sacerdote, no norte da Irlanda, possivelmente em um assentamento britânico. Os chamados Atos de Albeus estão cheios de tradições que não são de confiança. Albeus era conhecido por sua caridade e bondade, bem como seus sermões eloquentes. Ele é amado na Irlanda. Seu dia festivo é 12 de Setembro e ele é o Padroeiro dos Lobos.

Segundo algumas lendas, São Patrick (Patrício da Irlanda em inglês: Patrick; em latim: Patricius, foi primeiramente um missionário cristão, sendo depois sagrado bispo e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba. É considerado o Apóstolo da Irlanda.) tinha a capacidade de transformar as pessoas em lobos. A história que mais falou sobre isso é como ele transformou o rei Vereticus em um lobisomem, no entanto, em alguns relatos, ele também é creditado para amaldiçoar o povo de Ossory com uma forma de licantropia que durou muitos anos.


As pessoas que foram atingidas com esta maldição se tornaram semelhantes aos lobisomens gregos em que eles ficavam na forma de lobos por grandes quantidades de tempo... Neste caso, sete anos. No entanto, se eles comecem carne humana, eles estavam condenados a ser lobisomens para sempre.

Um conto que o povo de Ossory costumava contar é bem interessante e foi escrito por Giraldus Cambrensis que foi um eclesiástico e historiador do País de Gales.

Neste conto, um padre está viajando e decide acampar a noite a luz de uma fogueira na floresta, quando um lobo aparece de repente e se revela ser um lobisomem, em seguida começa a falar:
Representação dos lobisomens de Ossory,
de Topographia Hibernica por
Gerald of Wales , c. 1200
Somos dois de nós, um homem e uma mulher, nativos de Ossory, que através da maldição de Natalis, santo e abade, somos obrigados a cada sete anos abandonar a forma humana e a afastar-se das habitações dos homens. Partindo inteiramente da forma humana, assumimos a dos lobos. No final dos sete anos, nós teremos a chance de sobreviver, e outros dois serão substituídos em nosso lugar, nós retornaríamos ao nosso país em nossa antiga forma.
Ele pede ao padre para realizar o último sacramento de sua esposa, que está morrendo. O problema é que sua esposa também é um lobisomem, e o sacerdote é um pouco preocupado com a realização dos direitos finais para um animal. O lobisomem toma sua amada nos braços e rasga toda a pele de sua esposa em forma de lobo, revelando uma mulher por baixo. Isto convence o padre, e depois de receber o sacramento final, a loba dá seu último suspiro e descansa em paz, enquanto o marido permaneceu em forma de lobo pelo resto de seus dias.
Outro conto diz que na Irlanda, a licantropia era hereditária, e que aqueles de certas linhagens poderiam mudar para uma forma de lobo. O mais famoso desses licantropos eram da Laignech Faelad, também conhecido como "The Wolf Men of Tipperary." Estes foram guerreiros temíveis que, uivando como lobos, lutaram para os antigos reis da Irlanda, e eram tão feroz e selvagens como os animais. Eles viviam em áreas remotas, e ao contrário dos lobisomens de Ossory, eles poderiam se transformar em lobos sempre que queria!

Existem muitas lendas diferentes que dizem e desmentem sobre os lobos e lobisomens na Irlanda, mas sabemos que se tem os contos eles com certeza estavam lá, (ou ainda estão) seriam os Faoladh os lobisomens que conseguiram ter controle total sobre sua mente? E em troca perderam a capacidade de se transformar novamente na forma humana? Seria São Patrick um lobisomem que queria criar sua alcateia? Muitos são os mistérios sobre ele homem lobo e isso é o que o torna tão fascinante! E você leitor o que acha a respeito? Deixe sua opinião nos comentários.

7 comentários:

  1. Oi.. vc acha possivel que alguem possa ter um lobisomen como totem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim! Porque não seria possível?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. É que na verdade não sei se ele se encaixa no quesito animal... Mas..È que a muitos anos busco conhecer meu totem... E na ultima vez que busquei por ele foi muito estranho... Pude toca-lo... sentir seu pelo, seu focinho, seu cheiro... mas ele não me deixou olha-lo por inteiro...no entanto, fiquei com a sensação de que era um lobo ou um cachorro muito grande...mas ao mesmo tempo , parecia humano. Procurei nas listas que encontrei na internet, algo que me esclarecesse que animal ele é...mas nem entre os miticos encontrei algo que se aproximasse do que vivenciei... só um lobisomem se encaixaria.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de um auxílio para me tornar um lobo se alguém estiver disposto a ajudar entre em contato pelo meu email henrique.trn1999@gmail.com
    não venha dizendo que existem riscos pois eu sei que existem obg pela atenção se alguém que possa me ajudar de verdade ver isto por favor entre em contato

    ResponderExcluir
  4. Vcs sabem se existe uma maneira de entrar em contato com seu totem??
    Preciso de ajuda...se alguém puder me ajudar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...