quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CRIATURAS 07 - Seres da Lua cheia, o sétimo filho de Tau e Keraná... Luison

Cordiais uivos leitores, no sétimo quadro da série, nada mais justo do que trazer o sétimo filho de Tau e Keraná. Se você ainda não conhece Luison, um ser muito parecido com o famoso lobisomem, se prepare para conhecer mais uma criatura cheia de maldade, pois dos sete filhos do casal, Luison é o mais temido.


Conhecido na região Amazônica, bem como no norte de Mato Grosso, e outros países, como o Peru e Bolívia. O Luison ou Lobizón (em espanhol) é uma criatura da mitologia guarani, detentora do poder sobre a morte. Acredita-se que seja semelhante a um macaco de olhos vermelhos, com barbatanas de peixe e um enorme falo (de anta). Seu nome é derivado do nome de outra criatura mitológica, o lobisomem.

Sua forma mais comum é a de um macaco esquelético de olhos vermelhos brilhantes, com barbatanas de peixe e um falo de anta. Luison costuma passar as noites vagando por cemitérios como os Carniçais, comendo carne de defuntos, quem passar por perto, será atacado e dilacerado.

Muita gente se preocupava apenas com noites de lua cheia, mas muitas vezes era dito aparecer em outras noites, na sua forma "normal", vagueando com um bando de cachorros sem dono por qualquer noite.

Também conhecido pelos nomes de Luisito, Juicho e Luisõ, é descrito como o sétimo e último filho varão de Tau e Keraná, sobre quem caiu uma maldição transmitida por seus progenitores: nas noites de lua cheia de sexta-feira e/ou terça-feira, o indivíduo se transformava em uma criatura com metade das características de um cachorro muito grande e um homem (outras vezes, também, possuía as características de um porco). A origem do mito é incerta

Este ser assustador está localizado no cruzamento dos caminhos da vida e da morte. É o mais temido e odiado dos filhos, o monstro maldito. Outros mitos relacionados dizem que ele traz justiça, vingança e punição para quem maltrata a floresta; protege a flora e a fauna. Algumas lendas também dizem que ele devorar homens e mulheres, outros que roubam crianças. Luison vaga pelas noites arrastando a morte ao su lado, mais do que tudo isso impossibilita a vida de quem estiver por perto ir muito além. Jogua com o destino da alma, que se torna irrecuperável, uma vez envolvido no auge de sua má ação.

É um ser de um mau cheiro horrível, sua aparência é de gelar o sangue nas veias do homens mais corajoso, os poucos que conseguem viver depois de vê-lo ficam loucos. Sua caminhada termina na ruptura do novo dia, retomando suas formas humanas de volta para suas ocupações, onde aparece sujo, cansado, evasivo, triste e de cabelo desgrenhado. Devora a carne dos mortos e da alma vivente. Não existe maior infelicidade, Guaranís sabem disso, por isso a fogem, até mesmo de mensiona-los. 


Faz uma referencia ao mito que ao nascer, Luison que brilha nos céus formando estrelas conhecidas como "As sete irmãs", como um sinal de que a maldição afIigia Tau e Keran havia cessado. De acordo com a mitologia Guarani este monstro e seus seis irmãos vagam na terra. Em vários países, incluindo a Índia, e na Europa, essa suposição é conhecida.

*Tau e Kerana eram figuras centrais da mitologia dos povos guarani, onde o folclore predomina no norte da Argentina, sul e oeste do Brasil e Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...