domingo, 23 de março de 2014

Os lobisomens do carnaval

Cordiais uivos leitores! Sentiram falta? Bem vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa. Para falar um pouco do post de hoje precisaremos dar uma conferida por traz da história do carnaval, vamos lá?

No final dos anos 1920 o Brasil buscava criar uma identidade capaz de diferenciá-lo dentro da nova ordem mundial estabelecida após a Primeira Grande Guerra. O conceito de negritude se destacava mundialmente valorizando as produções culturais negras como a Arte africana e o jazz. A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgido, o samba, seriam as bases para a formulação de um sentido de brasilidade. A valorização do samba e da negritude acabariam aumentando o interesse da intelectualidade nos novos "grupos de samba" que surgiam nos morros cariocas. Esse grupos passaria a se apresentar "no asfalto", ou seja, longe dos guetos dos morros, sendo chamados de escolas de samba.
Tratados, inicialmente, como uma espécie de curiosidade "folclórica", esses grupos foram, pouco a pouco, cativando a sociedade carioca com seu ritmo marcado, com a sonoridade inesperada de suas cabrochas e com os temas populares de suas letras.
Mantidas por décadas como elementos secundário da folia carnavalesca carioca, as escolas de samba adquiririam grande proeminência a partir da década de 1950, com a incorporação da classe média aos desfiles, consequência da aproximação entre as escolas e intelectuais de esquerda. A partir daí elas galgariam os degraus do sucesso até se tornarem o grande evento carnavalesco que temos hoje em dia.



Pois bem conhecida a história deste evento grandioso, vamos agora falar sobre os famosos lobisomens que fazem parte desta festa. Em 2011 temos uma das apresentações mais espetaculares que eu já vi na história do carnaval, a escola carnavalesca GRANDE RIO com o samba enredo "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)", nos traz na sua comissão de frente um ritual bruxólico, no qual bruxas seguiam ao lado de um menino que, em determinados momentos, se transformava em lobisomem. Essa transformação ocorria dentro de um tripé. A fantasia do lobisomem tem 2,40m de altura e efeitos especiais e por incrível que pareça custou sozinha nada mais nada menos que R$ 200 mil. E inclusive a bateria da escola era composta por 300 pessoas fantasiadas de lobisomens. (Cara que legal!)


Para quem não viu, eu consegui achar no famoso YouTube o vídeo da comissão de frente em que vemos a apresentação do ritual da transformação do menino em lobisomem, confira.



E agora no ano de 2014 temos mais uma aparição de lobisomens na mesma escola, não foi tão gloriosa como no ano de 2011, mais marcou presença! Este ano o samba enredo da escola foi !Verdes olhos sobre o mar no caminho: Maricá" que trouxe no carro Noites na Fazenda, que mostrava lendas de Maricá, 3 grandes lobos que se mexiam e tinha muitos efeitos, inclusive acrescentaram uma espécie de plástico na boca deles que dava pra assemelhar como se fosse a saliva do animal (Muito irado!!!!) Além deste carro magnifico tivemos também uma ala toda de lobisomens que veio na abrindo o caminho para o carro.


Mais uma coisa preucupante foi que a ala dos lobisomens da Grande Rio pode ter feito bonito na Avenida, mas deixou seus integrantes acabados. Um deles chegou a passar mal na dispersão e precisou ser resgatado pelos bombeiros. Assim que terminou o desfile, amigos do rapaz o ajudaram a tirar o figurino às pressas. O folião tremia muito e mal conseguia falar. Mais nada mais grave aconteceu. 

Pois bem pessoa não consegui achar um video que mostrasse somente a ala dos lobisomens deste ano mais espero que vocês tenham gostado do post! Bem fiquem atentos que sempre estarei trazendo postagens para vocês! é isso pessoal até a próxima!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...