sábado, 7 de setembro de 2013

CRIATURAS 05 - Fauno

A quanto tempo parceiros lupinos! Já faz um tempinho que o blog anda meio que desorganizado, postagens semanais nem aparecem mais aqui no blog! E isso tudo é decorrente de meu trabalho! Mais eu não irei usar o trabalho como desculpa, temos sempre que seguir em frente e saltar, derrotar e aniquilar nossos obstáculos! Mais voltando ao post, veremos hoje no quadro CRIATURAS, que anda fazendo o maior sucesso, uma criatura bem interessante, o Fauno.


Primeiramente muita gente vai achar que estaremos falando dos Sátiros, mais essas criaturas são diferentes, primeiramente os sátiros são gregos, os faunos, romanos. Fauno (do latim Faunus, "favorável" ou também Fatuus, "destino" ou ainda "profeta" ) é nome exclusivo da mitologia romana, de onde o mito originou-se.

Assim, para compreender a figura de Fauno, é preciso inicialmente saber que o nome era usado para denominar, essencialmente, três figuras distintas: Fauno, rei mítico do Lácio, (Lácio é uma região da Itália central com cinco milhões de habitantes e 17 203 km² , cuja capital é Roma.) deificado pelos romanos, muitas vezes confundido com , com Silvano e/ou com Lupércio (como deus, era imortal); Faunos (no plural, embora possa ser usado no singular, quando individuado o ser) – criaturas que, tal como os sátiros gregos, possuíam um corpo meio humano, meio bode, e que seriam descendentes do rei Fauno. (Eram semideuses e, portanto, mortais); ou ainda, Fauno, um marinheiro que, tendo se apaixonado por Safo, obteve de Afrodite beleza e sedução a fim de que pudesse conquistar a poetisa.


Basicamente, os faunos são criaturas meio bode e meio humano que se dedicam a proteger florestas e a natureza em geral. Sobre sua inteligência, há controvérsias, mas eu prefiro acreditar que são espertos. E, geralmente, são gentis, o que torna a convivência com os humanos, quando há, bastante amigável. Em geral, servem a Pã, deus dos bosques e dos campos atribuído à mitologia grega.
Geralmente, a imagem do fauno costuma ser a mesma em diversas mídias; as diferenças que podem ocorrer são o tamanho dos chifres e presença ou ausência do pelos na parte de cima do corpo.

Os Faunos também possuíam dons de profecia; os Romanos acreditavam que a sua voz se fez ouvir na floresta da Arsia na noite que se seguiu à batalha contra os Etruscos; segundo ela, os Etruscos tinham perdido um homem a mais do que os Romanos. Isto terá feito os Romanos pensar que tinham ganho a batalha e, na noite seguinte, estimulados, eles atacaram de novo e conseguiram derrotar o inimigo.

Bem por incrível que pareça existe muito pouca informação sobre esta criatura na internet, na maioria das vezes o conteúdo que visa falar sobre a criatura é até bom, mais quase sempre acabam que por confundir o fauno com o sátiro. Bem pessoal este foi mais um post sobre criaturas das quais todos queremos conhecer! Não pessoalmente é claro mais se informar melhor sobre a história, lenda, aparência, poderes, e obrigações que estas criaturas exercem na natureza! É isso pessoal espero que todos tenham gostado e me perdoem pela confusão que o blog esta atualmente! XP "Comentem!"

Um comentário:

  1. bacana, há poucas informações por que as histórias de maiores sucessos são colocadas na internet. como disse confundem Sátiros com Faunos. o certo seria meter a cara naqueles Livros do século 1.
    Um pouco complicado...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...