quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Faoladh, o lobisomem irlandês


Cordiais uivos leitores, no post de hoje vamos fazer uma grande viagem que nos vai fazer ir a terras bem longes das quais não estamos acostumados a explorar. Talvez muitos segredos sobre os lobisomens se escondam por essas terras, além de contos maravilhosos e muitas lendas. Está preparado? Então vamos para a Irlanda!

No folclore irlandês antigo, o lobisomem é conhecido como faoladh ou conroicht. O faoladh (lobisomem irlandês) é semelhante ao lobisomem com quem vocês estão familiarizados - é um homem ou mulher que se transforma em um lobo. Ao contrário das lendas de lobisomens da América do Norte no entanto, a faoladh é considerada uma criatura de bem - de fato, ela é conhecida como "protetora" e/ou como "guardiã".

Hoje os lobos não estão mais lá, mas a Irlanda já foi um reduto de lobos. Na verdade, ela foi chamada às vezes de "Wolfland". No entanto, embora eles foram aniquilados em 1786, nem todos os contos envolvendo lobos irlandeses eram aterrorizantes. Na verdade, São Albeus foi, segundo a lenda, amamentado por uma loba depois de ser abandonado. Porém, como é de se esperar com qualquer país com um predador abundante, histórias foram contadas deles... Neste caso, histórias de lobisomem.

Bispo e pregador, um dos santos cuja vida foi tecida em mitos e lendas da Irlanda. Ele era um discípulo conhecido de São Patrício, e é chamado de Albeus em alguns registros. O que se sabe sobre Albeus é que ele era um missionário na Irlanda, talvez patrocinado pelo Rei Aengus de Munster. Ele também foi o primeiro bispo de Emily em Munster na Irlanda. Lendas e tradições abundam sobre sua vida. Uma afirma que ele foi deixado na floresta como uma criança e amamentados por uma loba. Esta lenda é dita em parte por uma vida mais antiga do Albeus. Uma velha loba veio a Albeus para se proteger contra um grupo de caça, descansando a cabeça sobre o seu peito. Supõe-se que ele tenha sido batizado por um sacerdote, no norte da Irlanda, possivelmente em um assentamento britânico. Os chamados Atos de Albeus estão cheios de tradições que não são de confiança. Albeus era conhecido por sua caridade e bondade, bem como seus sermões eloquentes. Ele é amado na Irlanda. Seu dia festivo é 12 de Setembro e ele é o Padroeiro dos Lobos.

Segundo algumas lendas, São Patrick (Patrício da Irlanda em inglês: Patrick; em latim: Patricius, foi primeiramente um missionário cristão, sendo depois sagrado bispo e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba. É considerado o Apóstolo da Irlanda.) tinha a capacidade de transformar as pessoas em lobos. A história que mais falou sobre isso é como ele transformou o rei Vereticus em um lobisomem, no entanto, em alguns relatos, ele também é creditado para amaldiçoar o povo de Ossory com uma forma de licantropia que durou muitos anos.


As pessoas que foram atingidas com esta maldição se tornaram semelhantes aos lobisomens gregos em que eles ficavam na forma de lobos por grandes quantidades de tempo... Neste caso, sete anos. No entanto, se eles comecem carne humana, eles estavam condenados a ser lobisomens para sempre.

Um conto que o povo de Ossory costumava contar é bem interessante e foi escrito por Giraldus Cambrensis que foi um eclesiástico e historiador do País de Gales.

Neste conto, um padre está viajando e decide acampar a noite a luz de uma fogueira na floresta, quando um lobo aparece de repente e se revela ser um lobisomem, em seguida começa a falar:
Representação dos lobisomens de Ossory,
de Topographia Hibernica por
Gerald of Wales , c. 1200
Somos dois de nós, um homem e uma mulher, nativos de Ossory, que através da maldição de Natalis, santo e abade, somos obrigados a cada sete anos abandonar a forma humana e a afastar-se das habitações dos homens. Partindo inteiramente da forma humana, assumimos a dos lobos. No final dos sete anos, nós teremos a chance de sobreviver, e outros dois serão substituídos em nosso lugar, nós retornaríamos ao nosso país em nossa antiga forma.
Ele pede ao padre para realizar o último sacramento de sua esposa, que está morrendo. O problema é que sua esposa também é um lobisomem, e o sacerdote é um pouco preocupado com a realização dos direitos finais para um animal. O lobisomem toma sua amada nos braços e rasga toda a pele de sua esposa em forma de lobo, revelando uma mulher por baixo. Isto convence o padre, e depois de receber o sacramento final, a loba dá seu último suspiro e descansa em paz, enquanto o marido permaneceu em forma de lobo pelo resto de seus dias.
Outro conto diz que na Irlanda, a licantropia era hereditária, e que aqueles de certas linhagens poderiam mudar para uma forma de lobo. O mais famoso desses licantropos eram da Laignech Faelad, também conhecido como "The Wolf Men of Tipperary." Estes foram guerreiros temíveis que, uivando como lobos, lutaram para os antigos reis da Irlanda, e eram tão feroz e selvagens como os animais. Eles viviam em áreas remotas, e ao contrário dos lobisomens de Ossory, eles poderiam se transformar em lobos sempre que queria!

Existem muitas lendas diferentes que dizem e desmentem sobre os lobos e lobisomens na Irlanda, mas sabemos que se tem os contos eles com certeza estavam lá, (ou ainda estão) seriam os Faoladh os lobisomens que conseguiram ter controle total sobre sua mente? E em troca perderam a capacidade de se transformar novamente na forma humana? Seria São Patrick um lobisomem que queria criar sua alcateia? Muitos são os mistérios sobre ele homem lobo e isso é o que o torna tão fascinante! E você leitor o que acha a respeito? Deixe sua opinião nos comentários.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

TRANSITIONS - Curta sobre lobisomem premiado no 2017 Bleedingham Horror Short Film Festival


Cordiais uivos leitores! Hoje vocês vão conhecer um pouco mais sobre um movimento muito interessante que visa promover projetos de cineastas iniciantes (principalmente se forem de horror) que é o  BLEEDINGHAM, um festival de cinema de terror que chama Bellingham, Washington home. Estão dedicados a promover o crescimento contínuo de cineastas no Pacífico Noroeste, fornecendo um local para seus filmes onde eles podem ser recompensados ​​por seu trabalho árduo e receber comentários críticos de profissionais. Através de serviços como oficinas e bancos de dados, oferecem treinamento e recursos destinados a melhorar o cinema na área. Fazendo isso dentro da arena divertida e emocionante do gênero horror, mas procuram ajudar todos os esforços cinematográficos. O objetivo deles é crescer com cada festival, implementar as sugestões dos cineastas em um esforço para melhorar continuamente o festival, adicionar atividades relacionadas adicionais para apoiar o gênero de horror como um todo, melhorar a qualidade do cinema local, apoiar projetos independentes, seja uma plataforma de lançamento para cineastas que desejam se tornar profissionais da indústria e promover todos os esforços dos cineastas locais. O lema deles é "Stay Scary"

O curta-metragem sobre lobisomem "Transitions" foi uma seleção oficial no 2017 Bleedingham Horror Short Film Festival e ganhou quatro prêmios, incluindo Melhores Efeitos Especiais e um respeitável 3º Lugar na Cinematografia. Parabéns ao diretor Eddie Hayes e ao resto das pessoas envolvidas! Este foi um pequeno e genial curta com alguns efeitos de transformação agradáveis, e eu sinto que poderia ter havido mais alguns uivos no final. Confira abaixo o curta.



E é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e até a próxima. Não esqueçam de deixar seus comentários.

sábado, 27 de janeiro de 2018

As boas maneiras - Filme brasileiro sobre lobisomem premiado em diversos festivais afora.



Cordiais uivos leitores, o filme As boas maneiras foi exibido em Outubro do ano passado (2017) em diversos festivais tanto nacionais como internacionais, e tem ganhado uma enorme onda de críticas boas além de premiações. Como o filme ainda não está disponível para nós "brasileiros" não podia fazer uma matéria mais interessante com minhas opiniões pessoais, então esse post contém informações de jornais dos quais tiveram acesso ao filme exibido nos festivais e assim vocês podem conhecer um pouco mais dessa obra. O filme tem previsão de estreia aqui no Brasil em 19 de Abril, e assim que eu assisti-lo com certeza ele vai entrar no Dicas de Filmes então conheçam um pouco mais sobre As boas maneiras.

O filme ganhou três troféus Redentor: melhor longa de ficção, melhor atriz coadjuvante (Marjorie Estiano) e melhor fotografia.

Entre os espectadores do festival, a vitória de “As boas maneiras” não chega a ser uma surpresa. O filme, que abriu a Première Brasil já com o prêmio especial do júri do Festival de Locarno na bagagem, foi muito bem recebido. Conta a história de uma babá (Isabél Zuaa) contratada para cuidar da jovem paulistana Ana (Marjorie Estiano), que enfrenta uma gravidez, digamos, complicada: nas noites de lua cheia, a futura mamãe sente um desejo incontrolável de comer animais. Logo descobrimos que ela carrega um lobisomem no útero. No filme, a dupla de cineastas, que retoma a parceria de “Trabalhar cansa” (2011), investe em altas doses de humor negro, sustos, sangue cenográfico, efeitos especiais complexos — desenvolvidos graças à coprodução com a França — e até números musicais.

No dia da exibição, em 6 de outubro, Marco Dutra afirmou que o filme havia saído “de algum lugar da nossa infância, esse lugar primitivo do nosso gosto pelo cinema”. Além do Redentor, “As boas maneiras” foi laureado com Prêmio Petrobras de Cinema, que vai investir R$ 200 mil na distribuição em salas comerciais, e com o Prêmio Felix, dedicado à melhor obra com temática LGBT.

— Estamos resistindo. Estou muito contente. O Brasil está pulsante mesmo em momentos sombrios. Mas nós, do audiovisual, temos que ficar de olho em quem está no Congresso. Se nos derem voz... Nós temos diversidade, nosso setor é pulgente. Quando não se tem dinheiro, tem esforço. A arte é o nosso país. Vamos lutar e fazer. É um cinema de gênero, mas fala de várias coisas. Temos uma atriz branca e uma negra no elenco. Nós, mulheres, agradecemos e vamos pensar num país melhor — comemorou Sara Silveira, produtora de "As boas maneiras".

Você pode conferir mais sobre esse filme e sobre as premiações do festival em: O GLOBO

Abaixo você confere o trailer do filme:


Confira algumas imagens do filme:


E é isso pessoal, assim que o filme for exibido volto aqui para postar minhas opiniões.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Evil Friends


Saudações lupinos, é com grande prazer que trago a vocês mais uma história sobre lobisomens em HQ. Encontrei ela em inglês vagando no Deviantart e na hora pedi autorização para o autor para que eu pudesse traduzir e compartilhar, ele de imediato ficou muito contente e autorizou, então que sai ganhando no final são vocês! Para conhecer mais das artes dele é só visitar sua pagina no Deviantart clicando aqui ou no Tumblr clicando aqui. Infelizmente já vou logo avisando que é apenas um "One Shot" e ele não pretende dar continuação a história mas isso não faz ela ser menos incrível! Sem mais confiram vocês mesmos!


 


Agora é a hora que você deixa seu comentário dizendo o que achou do HQ!!!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Omem of Sorrow, novo jogo para PS4 traz um monte de monstros pra porrada!


Cordiais uivos leitores, primeira postagem de 2018 e já vou logo adiantando que esse ano o Jovem Lobo acordou! Não teremos postagens regularmente como antigamente mas podem ficar tranquilos que eu já tenho uma agenda de postagens ai pela frente então vai ter muito conteúdo novo por aqui. Bem falando agora do assunto principal esse ano teremos o lançamento de Omem of Sorrow, um jogo de luta 2D com gráficos 3D, similar a maioria dos jogos atualmente como Injustice e etc.

Omem of Sorrow está em desenvolvimento desde 2015 e eles prometem trazer grandes batalhas principalmente com o desenvolvimento do jogador, a jogabilidade gira em torno do individual de cada jogador fazendo o jogo não depender totalmente de sorte ou diferenças de poderes entre personagens. O jogo conta com desenvolvedores de jogos famosos como Street Fighter IV, Hearthstone e Double Dragon: Neon, além disso teremos 12 personagens colecionáveis e modo de batalha normal e online também, ainda não foi revelado se teremos um modo história. 



Abaixo a descrição do jogo no próprio site da PSN:
Omen of Sorrow é um jogo de luta clássico, de quatro botões e em 2D, com gráficos desenvolvidos com o Unreal Engine 4, uma lista de 12 personagens inspirados no horror clássico, na fantasia e na mitologia, e um sistema de batalha projetado desde seu início para priorizar a habilidade do jogador, e não as estatísticas ou o acaso. Há mecânicas de combate detalhadas que favorecem o movimento e a distância, mais do que a execução estrita, para proporcionar uma experiência envolvente tanto para profissionais quanto novatos!
Usando uma técnica de netcode chamada “rollback” (GGPO), ofereceremos uma experiência online praticamente sem atraso (lag). Também é possível lutar contra seus amigos no modo multijogador local. Jogar na companhia de outras pessoas é uma experiência muito diferente de jogar com elas pela Internet. Você sabe disso; nós, também.

Confira também o trailer:


O jogo ainda não tem data de lançamento oficial mas sabemos que será esse ano, teremos nosso amado lobisomem derrotando a todos? Rs Deixe seu comentário sobre o que achou do jogo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...