terça-feira, 26 de agosto de 2014

A definição de Licantropia pelos antigos

Boa noite queridos leitores! Hoje vos trago uma matéria bem interessante sobre a "Licantropia" vista desde os tempos antigos, o site do qual a retirei era em inglês e traduzi com a ajuda do Google Tradutor, então me desculpem algum erro, mais a consertei da melhor forma que pude, retirei algumas coisas que não tinham muito a ver, e outras que eram quase impossível de se traduzir de uma forma decente, mais não se preocupem, os reparos no texto não retiraram nenhuma informação muito importante. Então aproveitem!



O que é Licantropia? A mudança de mulher ou homem na forma de um lobo, que se transforma através de meios mágicos, de modo a permitir-lhe para satisfazer o gosto por carne humana, ou pelo julgamento dos deuses como castigo por alguma grande ofensa.

Esta é a definição popular. Verdadeiramente ela consiste em uma forma de loucura, como pode ser encontrado na maioria dos asilos.

Entre os antigos, esse tipo de insanidade passou pelos nomes de licantropia, Kuanthropy, ou Boanthropy, porque os que sofrem com isso, acredita-se que se transformam em lobos, cães, ou vacas, mas no norte da Europa, na forma de um urso, ou na África em uma hiena. Uma mera questão de gosto! De acordo com Marcelo Sidetes, de cujo poema περὶ λυκανθρώπου um fragmento existe, os homens são atacados com essa loucura, principalmente no início do ano, e tornar-se mais furioso em fevereiro; ir para a noite aos cemitérios solitários, vivendo justamente na forma de cães e lobos.

Mas a história mais marcante entre os antigos é a de Lycaon, rei de Arcadia, que tentou matar Zeus. Em outra lenda, Lycaon fez um sacrifício humano e a ira divina recaiu sobre ele. Ou mesmo Lycaon serviu a Zeus carne humana. Ou ainda Lycaon sacrificou ao deus o seu próprio filho. Em todas essas lendas, o final é o mesmo. O rei foi transformado para sempre em lobo como castigo. Mas se não se alimentasse de carne humana por dez anos, recuperaria o aspecto de homem.

Em vão ele tentou falar; a partir desse exato momento suas mandíbulas foram enchidas com espuma, e só tinha sede para o sangue, ele se alastrou entre os rebanhos e ofegava para abate. Suas vestes foram se rasgando e seu cabelo crescendo por todo o corpo, seus membros se tornaram tortos; Um lobo.

Plínio diz respeito de Evanthes, que no festival de Júpiter Lycaeus, (Lycaon) foi selecionado por sorteio, e conduzido para a beira do lago Arcadian. Em seguida, ele pendurou suas roupas em uma árvore e mergulhou na água, que no mesmo instante foi transformado em um lobo. Dez anos depois, se ele não tivesse provado de carne humana, ele teria liberdade para nadar de volta e retomar sua antiga forma, que tinha, se tornado em  idoso.

É de se observar que a principal sede da Licantropia foi Arcadia, e que a causa poderia ser para as seguintes circunstâncias: - Os nativos eram um povo pastoril, e consequentemente sofriam severamente com os ataques de lobos. Eles naturalmente presumiram que era necessário um sacrifício para obter a libertação de tal praga, e segurança para os seus rebanhos. Este sacrifício consistia na oferta de uma criança, e foi instituída por Lycaon. A partir da circunstância de ser um humano o sacrifício, e da peculiaridade do nome de seu criador, aumentou o mito.

Mas, por outro lado, a história é muito difundida para nós atribuí-la a uma origem acidental, ou rastreá-lo a uma fonte local. Metade do mundo acredita, ou acreditava, em homens-lobos, e eles deveriam assombrar as florestas norueguesas por aqueles que nunca haviam sido conectados remotamente com Arcadia: e a superstição provavelmente tinha atingido as suas raízes profundas na mente escandinavos e teutônicos, em tempos antes de Lycaon existir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...